terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pós Reforma

Adventismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Adventismo O termo "Adventismo" vem da palavra advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a"), ou seja, é a fé Bíblica ("Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá..." Apocalipse 1:7) na segunda vinda de Jesus à Terra. O sufixo "-ismo" significa movimento. Este movimento surgiu após a descoberta de Guilherme Miller do que ele acreditava como significado da parte da Bíblia "As 2.300 Tardes e Manhãs" Movimento Millerita da década de 1840.


Origens
A fundação do adventismo está associada a um período de efervescência religiosa nos Estados Unidos no final do século XVIII e primeira metade do século XIX, no nordeste dos Estados Unidos. Deste modo, o surgimento das Sociedades Bíblicas, o não conformismo com o sistema religioso estabelecido, reuniões de reavivamento (revivals), o estilo evangelístico e proselitista de religião permitiram o surgimento do movimento baseado na interpretação das profecias do Livro de Daniel 7 e 8 por Guilherme Miller e outros líderes religiosos estabelecendo o fim do mundo e o retorno de Jesus Cristo para 1844.
Pessoas de várias denominações religiosas aderiram a este movimento religioso, embora o mesmo não tivesse uma organização eclesiástica formal, e tivesse pessoas das mais diferentes vertentes protestantes. Após o que ficou conhecido como O Grande Desapontamento, o grupo se dispersou em outros menores. Alguns destes grupos permaneceram marcando datas posteriores para o retorno de Cristo. Outros nunca mais demonstraram nenhum interesse por qualquer tipo de religião. Alguns voltaram para suas denominações de origem e se desculparam com os líderes, que em muitos casos, os haviam expulsado um pouco antes.

Depois de uma reavaliação dos estudos de Miller, alguns desses grupos menores reavaliaram as profecias e deram uma nova interpretação ao retorno de Cristo, surgindo grupos como a Igreja Adventista do Sétimo Dia, as Igrejas de Deus Adventistas, a Igreja Cristã do Advento e o movimento dos Estudantes da Bíblia. Em comum retiveram o senso da iminência da volta de Jesus Cristo. "ênfase da profecia das 2.300 tardes"

Doutrina
A ênfase da doutrina adventista é o retorno de Jesus Cristo e sua missão é a pregação dessa mensagem a todo o mundo.
Há diversos grupos adventistas e com consequentes variações em certos pontos doutrinários peculiares, alguns creem no sono da alma entre a morte e a ressureição, outros incluem a guarda do sábado, regulação dietária, juízo investigativo, expiação incompleta, aniquilação da alma dos pecadores e outras doutrinas baseadas na hermenêutica adventista da Bíblia.

Classificação de Grupos
Depois Conferência de Albany em 1845, onde 61 delegados compareceram, foi organizada a Associação Milenial Americana (American Millennial Association). Todavia não foi possível uma concordância doutrinária e nos subsequentes anos foram formando denominações dissidentes da Associação Milenial Americana.

Adventistas Dominicais
Igreja Evangélica Adventista (Evangelical Adventist Church) - organizada em 1845, é a instituição herdeira da Associação Milenial Americana. Acredita na consciência da alma após a morte e que os justos ressucitarão primeiro, depois haverá um julgamento dos ímpios e a condenação desses no fogo eterno. Virtualmente extiguiu-se nos Estados Unidos depois de 1916.
Igreja Cristã do Advento (Advent Christian Church) - acredita na imortalidade condicional da alma e na aniquilação dos ímpios.
União do Advento e Vida (Life and Advent Union) - fundada por George Storrs em 1863, uniu-se com a Igreja Cristã do Advento em 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário